Espaço para pesquisa, consultas e trocas de experiências próprias da comunicação com Surdos.
sábado, 27 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
O mundo em suas mãos
Saudações leitores da professora Cristina, hoje quem lhes escreve é um admirador do trabalho desta Educadora. Meu nome é Milton Kennedy e estou aqui para apresentar uma ilustração que fiz em homenagem a esta importante e especial atividade ministrada pela Cristina (e pela Kekel).
Outro propósito deste post é ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.
É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.
Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).
No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:
Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.libras.org.br/libras.php
Assinar:
Postagens (Atom)