sexta-feira, 21 de maio de 2010

UNIFENAS - FÓRUM LIBRAS - 2010

Unifenas promove 2º Fórum de Libras

Legenda: Educadores envolvidos com a Libras

Em sua segunda edição, o Fórum de Libras reuniu educadores de Alfenas e região em torno de um ciclo de palestras. Profissionais da área destacaram a importância da Língua Brasileira de Sinais na inclusão social. Apresentações e o depoimento de uma mãe de um deficiente auditivo marcaram o evento organizado pela Unifenas.

Na abertura alunos da Escola Esperança APAE de Alfenas interpretaram o Hino Nacional por meio da Libras. Outras canções também foram interpretadas por crianças com deficiência auditiva, da cidade de Divisa Nova, e por um grupo de ex-alunas de Areado, do curso de Libras em Contexto da Unifenas.

Para que todos pudessem ter uma mínima percepção do que é ter um filho especial, a coordenação do evento convidou uma mãe para falar dos desafios enfrentados por ela. Teodora Maria dos Santos Teixeira só descobriu a surdez de seu filho quando ele estava com um ano e meio de idade. Na época teve de levá-lo a Belo Horizonte onde se diagnosticou a deficiência. Em sua fé encontrou o caminho para se preparar para encarar obstáculos, que sequer tinha noção de quais seriam.

Como recorda Teodora, o momento da matrícula escolar foi um dos maiores desafios. A falta de profissionais qualificados foi em grande parte a barreira a ser vencida. Na primeira escola que tentou, recebeu a negativa. A segunda aceitou, mas as dificuldades de locomoção e a distância da escola também serviram de obstáculo. Ela destaca que, 15 anos atrás, tudo era mais difícil, mas em nenhum momento desanimou.

A mãe de Rafael dos Santos Teixeira se orgulha de ver que, aos 20 anos, o filho leva uma vida como qualquer outro jovem da sua idade e que conseguiu concluir o ensino médio. “Hoje me sinto vitoriosa, e eu e ele somos felizes! Ele é aceito pela sociedade”, destacou Teodora.

Problemas amenizados

Dificuldades como as relatadas no depoimento anterior não são tão comuns no presente. Convidado a falar da “Flexibilização do espaço escolar, considerando uma educação para todos”, o secretário municipal de educação e cultura de Alfenas José Eduardo de Oliveira Prado mostrou o trabalho desenvolvido pela Secretaria na busca da inclusão dos alunos especiais.

De acordo com o secretário, na rede municipal de educação houve a capacitação dos educadores e até mesmo melhora das condições físicas de acesso nas escolas. Sobre o número de alunos com deficiência auditiva, ele disse ser pequeno. Dos cerca de 7mil estudantes da rede municipal, há aproximadamente cinco alunos com a deficiência.

Para José Eduardo, embora o tema inclusão social seja debatido há muito tempo, sua implantação é relativamente recente. Ele acredita que um dos desafios para que a inclusão seja de fato implementada, é não confundi-la com educação especial, “que requer uma série de peculiaridades”.

O secretário diz que se o tratamento for muito diferenciado, para o aluno com  necessidades especiais, não há a inclusão e sim uma continuidade da educação especial, para a qual se têm escolas especializadas. “Então um dos desafios é conscientizar a comunidade escolar, a família do aluno especial de que a inclusão tem que acontecer na sua forma mais específica da palavra: você tem que incluir e não com tratamento diferenciado, que pode levar a um processo, talvez, inverso”, expõe José Eduardo, que acredita que ainda há muito para se avançar.

No caminho certo
Como destaca o coordenador do curso de Libras da Unifenas Hercílio Antônio Paes Leme, o avanço, no que se refere à Língua Brasileira de Sinais, passa por duas situações: primeiro, a difusão e o uso da Libras e, em segundo, a formação dos professores. Ele lembra que, com a lei 10.436, a língua foi oficializada e se enfatizou a importância dela no cotidiano das pessoas surdas.

Quanto ao 2º Fórum de Libras, Hercílio destacou ser de grande importância para a Universidade. “É um marco importante para Unifenas. Nós já formamos cinco turmas de Libras e agora, com a realização do fórum, existe a possibilidade de criação de novas turmas.”

No ano passado, a Unifenas formou alunos do curso de Libras em Contexto, na modalidade de extensão, nas cidades de Alfenas, Areado, Boa Esperança, Campos Gerais e Campo do Meio. O curso é ministrado pela professora Maria Cristina da Silva Domingos e por Rafael Ferreira Damasceno, surdo.

A Língua Brasileira de Sinais integra a grade curricular de alguns cursos da Unifenas, como a da Pedagogia,
e também é oferecida como disciplina optativa para outros.
 






2 comentários:

  1. Acessem ai gent...
    http://www.ressoar.org.br/telelibras.asp


    O Telelibras é o primeiro telejornal inclusivo e inédito, na Internet, que transmite informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo e é voltado às pessoas com deficiência auditiva e aos interessados em aprender a Libras.

    ResponderExcluir